Sunday, March 30, 2008

Matemática - Sistema de Numeração Romana


O sistema de numeração romana desenvolveu-se na Roma Antiga e utilizou-se em todo o seu Império. Neste sistema as cifras escrevem-se com determinadas letras, que representam os números. As letras são sempre maiúsculas, já que no alfabeto romano não existem as minúsculas, as letras são I, V, X, L, C, D e M.

As equivalências dos númerais romanos com o sistema decimal são as seguintes:

No sistema de numeração romano as letras devem situar-se da ordem de maior valor para a de menor valor. Não se devem escrever mais de três I, ou três X, ou três C em qualquer número. Se estas letras se situam atrás de um V, um L, ou um D, ( Exemplo: IX, XC ou XL, que significam, 9, 90, 40) respectivamente, subtrai-se o seu valor à cifra das ditas letras.

Os romanos desconheciam o zero, introduzido posteriormente pelos árabes, de forma que não existe nenhuma forma de representação deste valor.

Para cifras elevadas os romanos utilizavam um hífen colocado por cima da letra correspondente. O hífen multiplicava o valor da letra por 1.000. Por exemplo, um C correspondia ao valor 100.000 (100 x 1.000), e um M correspondia ao valor 1.000.000 (1.000 x 1.000).

Grupo 1: Pedro Barbosa, Izabela Souza, Arnon, Túlio, Yasmin, Raíssa

1 comment:

Anonymous said...

Parabéns pelo trabalho. É isso mesmo, informaram corretamente. Continuem assim, arrebentando a boca do balão e blogando certo. Um abraço, Ricardo Dantas.