Sunday, March 30, 2008

Matemática - Sistema de Numeração Romana


O sistema de numeração romana desenvolveu-se na Roma Antiga e utilizou-se em todo o seu Império. Neste sistema as cifras escrevem-se com determinadas letras, que representam os números. As letras são sempre maiúsculas, já que no alfabeto romano não existem as minúsculas, as letras são I, V, X, L, C, D e M.

As equivalências dos númerais romanos com o sistema decimal são as seguintes:

No sistema de numeração romano as letras devem situar-se da ordem de maior valor para a de menor valor. Não se devem escrever mais de três I, ou três X, ou três C em qualquer número. Se estas letras se situam atrás de um V, um L, ou um D, ( Exemplo: IX, XC ou XL, que significam, 9, 90, 40) respectivamente, subtrai-se o seu valor à cifra das ditas letras.

Os romanos desconheciam o zero, introduzido posteriormente pelos árabes, de forma que não existe nenhuma forma de representação deste valor.

Para cifras elevadas os romanos utilizavam um hífen colocado por cima da letra correspondente. O hífen multiplicava o valor da letra por 1.000. Por exemplo, um C correspondia ao valor 100.000 (100 x 1.000), e um M correspondia ao valor 1.000.000 (1.000 x 1.000).

Grupo 1: Pedro Barbosa, Izabela Souza, Arnon, Túlio, Yasmin, Raíssa

Friday, March 28, 2008

Ciências - Seres Decompositores - Produtores - Consumidores


Produtores:Seres produtores são aqueles que produzem o seu próprio alimento na cadeia alimentar. Sendo assim eles são a base de todas. Um exemplo: os vegetais. Eles produzem seu próprio alimento através da fotossíntese.
Consumidores: São os organismos que necessitam de se alimentar de outros organismos para obter a energia, uma vez que são incapazes de produzir seu próprio alimento. Se alimentam dos seres autótrofos e de outros heterótrofos, podendo ser consumidores primários, quando se alimentam de seres autótrofos, consumidores secundários, consumidores terciários, e assim por diante, quando se alimentam de outros consumidores. Como exemplo, os herbívoros e carnívoros.
Decompositores:São organismos que atuam na transformação da matéria orgânica em matéria inorgânica, reduzindo compostos complexos em moléculas simples, fazendo com que estes compostos retornem ao solo para serem utilizados novamente por outro produtor, gerando uma nova cadeia alimentar. Os decompositores mais importantes são bactérias e fungos. Por se alimentarem de matéria em decomposição são considerados saprófitos ou sapróvoros.

Grupo 1: Pedro Barbosa, Izabela Souza, Arnon, Túlio, Yasmin, Raíssa

História - Visita ao Museu de Artes e Ofícios


Nossa visita ao museu foi muito interessante e legal.
Descobrimos muitas coisas e ao mesmo tempo brincando.Eu vi como se faz o queijo como matam um boi, instrumentos de trabalho usado antigamente.Mais o que eu acho o mais legal foi ver as carrancas pois ja tinha feito um trabalho sobre elas.Elas são muito interessantes.Para quem não sabe carrancas são cabeças horrorosas que se cocam na frente de sua embarcação.
Os marinheiros acreditavam que elas espantaval os espiritos e tudo de ruim; Aprendemos muito.

Grupo 1: Pedro Barbosa, Izabela Souza, Arnon, Túlio, Yasmin, Raíssa

Wednesday, March 26, 2008

Inglês - Love (amor)


L ovely (encantador)
O vercoming (dominar, conquistar)
V ictorious (vitorioso)
E xpansive (expansivo)


Group 1: Pedro Barbosa, Izabela Souza, Arnon, Túlio, Yasmin, Raíssa

Wednesday, March 12, 2008

About Comments...


Pay attention, guys!

Ficamos muito felizes com seus comentários! É esse o espírito da coisa!

Apenas lembrem-se de que este é um blog educacional. Portanto, reveja o que você escreveu antes de publicar. Veja se não contém nenhum erro ortográfico, ok?

I'm very proud of you!!!

Kisses,

Teacher Cris.

About your blog...


Hi guys!

Your blog is very nice, isn't it?

Kisses,

Teacher Cris.

Tuesday, March 11, 2008

Sobre o Projeto "Tá na Hora de Bloggar!".

Blog pode ser definido como uma publicação freqüente e cronológica de pensamentos pessoais e Web links. Um Blog é geralmente uma mistura do que está acontecendo na vida de uma pessoa e o que está acontecendo na Web; uma espécie de diário virtual.“Cada vez mais fáceis de construir, estes sites fizeram mais democrática a publicação (ou postagem, como se diz no jargão dos blogueiros) de textos, fotos e até vídeos na Internet.” (Jornal Estado de Minas, 09/02/2006)

Ainda segundo o Jornal Estado de Minas de 09 de fevereiro de 2006, além de serem “um ótimo meio de contar aos amigos, parentes e conhecidos todas as histórias que você viverá durante o ano”, o blog, justamente por ser um serviço de elaboração simples, “ajuda diversos profissionais – professores, pesquisadores, jornalistas e muito mais – a terem um local para depositar e divulgar a própria criação”. Ou seja, milhares de pessoas usam serviços como esses para simplificar e acelerar o processo de publicação de algum assunto.

Assim, o que no início era brincadeira de adolescentes, tornou-se um indiscutível meio de difundir idéias e ideais; tornou-se um veículo de trabalho sério para profissionais da área da educação, comunicação e outras e até parâmetro de contratação de funcionários em algumas empresas.

E é com base neste fato que a professora do Ensino de Língua Inglesa do 6º ano do Ensino Fundamental II, Ana Cristina Nogueira, se reúne a outras disciplinas e propõe aos alunos a criação de um blog – diário virtual – que terá o registro de trabalhos diversificados, sobre temas variados, comprovando assim que a Internet pode ser usada como benefício da divulgação da educação e da cultura.


E então, vamos "bloggar"?! :)